domingo, 13 de fevereiro de 2011

Capital Inicial (Raízes)


Complementando o Post do André que deixou dúvidas na cabeça dos leitores. (:p)


Para começar a explicar qualquer coisa dessa banda, devemos olhar bem lá atrás, pra ser mais exato no inicio dos anos 80. Existia em Brasília-DF um grupo de bandas chamada Turma da Colina que consistia em 3 bandas: Blitz 64, Plebe Rude e Aborto Elétrico,as três tem muito a ver com o Capital Inicial, mas vamos focar na principal delas.

1982, fim da banda com uma trajetória vamos dizer que “errante” ou até “intrigante”... Os integrantes do Aborto Elétrico eram os seguintes:

Renato Russo (Alguém deve conhecer, né?)
André Pretorius (Primeiro parceiro musical e homossexual do Renato, participou apenas do primeiro show)
Ico Ouro Preto (Sim, é irmão dele)
Fê Lemos
Flávio Lemos

A banda começou com Renato no vocal, André na guitarra e Fê Lemos na bateria. Logo no começo, André Pretorius saiu para prestar serviços militares na África do Sul e Renato Russo passou a ser o vocalista/guitarrista da banda. Tempos depois entraram Flávio Lemos (irmão de Fê Lemos) como baixista e Ico Ouro Preto (que saiu após não aparecer em um show) como guitarrista.

Segundo relatos do próprio baterista, o fim deve-se a um fato até engraçado, durante um show da banda, Renato Russo começou a errar várias letras (típico dele né, auhauha) e Fê Lemos arremessou uma baqueta em sua cabeça. O resto é história!!!

Renato Russo virou o líder da “pouco” famosa banda Legião Urbana, Ico Ouro Preto teve algumas participações especiais no Legião também, mas nunca engrenou realmente, quanto ao irmãos Lemos?!

Dinho Ouro Preto (Irmão do Ico) estagiava em uma banda chamada ‘dado e o reino animal’ junto com os ilustres Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá (futuros integrantes do Legião junto com Renato Russo) e a convite de Fê e Flávio Lemos, Dinho Ouro Preto se tornou líder e vocalista da nova banda chamada Capital Inicial.

Músicas bem populares como “Fátima”, “Música Urbana” e “Ficção Cientifica” foram regravadas pelo Capital Inicial seguindo as letras originais da banda Aborto Elétrico, o que também aconteceu com o Legião Urbana (Deixa pra um post futuro) que regravaram muitas músicas daquele tempo.

Aos fãs do Rock Brasileiro que teve seu auge com anos 80 e é muito pouco provável que voltemos a testemunhar uma época com tantas mentes brilhantes, mas percebam que todas bandas tem ligações com o passado. Hoje só esclareci um pouco para quem ainda não conhecia a história das principais bandas brasilienses, mas muita coisa ainda há, desde Humberto Gessinger o líder dos Engenheiros do Hawaii, as belas canções dos mineiros do Jota Quest e Skank, a genialidade dos meus conterrâneos Titãs e muitas outras bandas que nem atuam mais, mas deixaram suas músicas marcadas para sempre.

Um abraço e fiquem com dois sucessos (que o André esqueceu, pra variar! kkk ) do Capital Inicial.






(Não coloquei as letras para manter a estética do post, mas se houver pedidos eu abro um novo post pra cada com os respectivos links para download também)

15 comentários:

Cammy disse...

Nossa Gi, que legal a história deles, quer dizer que o Aborto Elétrico virou duas bandas?

♣ Giancarlo ♣ disse...

Sim e não, se for ver pela formação final das duas bandas é óbvio que sim, mas teve outras variaveis como a entrada do Dinho que deu vida ao capital (que veio de outra banda chamada dado e o reino animal), não sei se ja ouviu falar que nada desaparece, tudo se transforma ou entra em repouso para um dia brilhar mais forte do que nunca. O Legião Urbana foi sem dúvida a banda brasileira de maior fama, o Renato Russo era um gênio talentoso, mas a morte dele sepultou a banda. Quanto o Capital não explodiu tanto quanto eles, mas é até hoje nossa ligação com a extinta banda que mudou o rumo do Rock. A influência entre as bandas houve pelo fato de as bandas de Brasilia terem sido muito unidas, assim como em várias outras partes desse Brasil.

Resumindo e concluindo, Aborto Elético foi a mãe dessas duas grandes bandas que hoje são renomadas e amadas por todos os fãs.

Fui

Dani disse...

Parabens, muito bom sempre que escutar uma musica deles vou lembrar dessa explicação

BRIAN disse...

MUITO LOKO

Cammy disse...

Gi, ta ai? tenho uma constatação, mas prefiro confirmar com vc para naum falar bobeira, do que se trata aquela primeira música que o André postou?

♣ Giancarlo ♣ disse...

Eu sempre to aqui! Qualquer comentário no blog é avisado no meu celular, vamos a resposta da sua segunda pergunta!

Se tiver falando da música Mulher de Fases, primeiro deve saber de quem é o dono. Outra banda também de Brasilia chamada Raimundos que teve na maior parte de sua história o objetivo de criar músicas engraçadas ou defamadoras e ao fugirem disso entraram em uma crise feia, e a música que realavancou eles para o sucesso foi justamente essa que faz mensão à TPM feminina e como a música fez tanto sucesso mas a banda ja patinava, foi autorizado para o Capital Inicial regravar.

O que faz em casa acordada ainda? Sai desde MSN guria!!! ahuhauha

Cammy disse...

Sem nada o que fazer e sem sono! :) Ta aonde?

♣ Giancarlo ♣ disse...

Estou aqui no AB, quer dar uma volta?

Cammy disse...

Naum, naum quero te atrapalhar e nem to muito afim de sair do msn, deixa pra amanhã

♣ Giancarlo ♣ disse...

40 Minutos pra você se arrumar, não quero ser culpado quando minha amiga ficar gorda, estressada e viciada em computador. auhauha
Faz tempo que gente não sai pra conversar, vamos lá, não aceito não!

Cammy disse...

Me chamou de gorda... :O
Vou só pra te bater agora, rsss. Mas posso saber onde o srto quer ir essa hora?

♣ Giancarlo ♣ disse...

Se não fosse tão amigo seu, responderia descaradamente ;)
Moramos em uma cidade 24 horas e não no interior do Acre!
E que porra de srto!? Que coisa mais gay! ahuahuha

Cammy disse...

Interior do acre existe? Você mesmo me ensinou que o Acre é um lugar mitico, hahaha
Vc naum existe Gi! Obrigado por sempre estar perto quando só uma risada ja basta pra melhorar tudo.

Vou me arrumar, até loguinho

♣ Giancarlo ♣ disse...

:) Até
30 minutos hein, ;)

Danilo disse...

Tenho 13 ano e gosto muito drock brasileiro das antigas, nao aguento mais ver meus amigos escutando lixo como restart e gori

Postar um comentário

Deposite sua idéia aqui! :)