quarta-feira, 16 de março de 2011

Dinheiro

Juntei palavras durante muito tempo para falar desse tal papel de valor questionável e me sinto bem para descrever uma das estacas que racham a sociedade, talvez não atraia a atenção de economistas e nem de grandes investidores, mas eu quero mesmo é encontrar o lado humano a qual nunca terá uma etiqueta com o valor tributário.

Dinheiro, como é estranho aprendermos o valor dele antes mesmo de saber pronunciar o que é, desde crianças imposto ao quanto custa e quanto vale! Banalizados pelo sistema que um memorável professor me dizia ser o capetalismo, não vejo isso pelo lado religioso, pois pouca importa comparar uma invenção humana a algo além, porém ilustra bem o lado sangrento da nota.

Quando Galileu afirmou que a Terra girava em torno do Sol, mal sabia ele que chegaria o tempo que figurativamente a mesma rodaria em torno de números que ele tanto adorava. Poderia imaginar que poderia ter comprado sua liberdade, amigos, seguidores, felicidade, poder ou o que ele quisesse? Mas até onde isso é verdadeiro, apesar de viver na época do $, não consigo manter tal pensamentos, para aonde foram os valores morais? quanto vale o caráter? quanto vale sua vontade própria? quanto vale seu tempo?

Olho para o tumultuado centro da minha cidade e penso quantas pessoas morreram por um pedaço de papel, quantos amizades eternas foram dilaceradas pelo lucro, quantas desilusões e traições usaram a ganância como escudo, quantas pessoas sofreram por alguém achar que não era lucrativo manter seres humanos diante de suas invenções, mentirosos ardilosos que entregariam a si mesmo por alguns vinténs.

Mais e mais caminhamos para o mundo dito como próspero, eu posso ser um dos poucos sonhadores que não encontra a perfeição nele e nem posso lutar contra o disparato da devastação humana, mas naquela tão sonhado mundo perfeito o dinheiro nunca daria espaço a detalhes tão lindos como o Amor, Amizade, Esperança, Sinceridade, Confiança, Coragem, Fraternidade, Bondade, dentre tantos outros que escondemos debaixo de um terno Armani ou logos de marcas renomadas pelo modismo.

Talvez daqui alguns anos, palavras semelhantes a essas rufem na mente de muitas pessoas, só talvez possamos voltar ao caminho da busca pelo conhecimento, sabedoria ou simplesmente uma verdade absoluta e o caminho para a riqueza se torne encontrar quem você é realmente e assim desfrutar da verdadeira felicidade que nunca será paga no crédito.















Pessoas que se iludem com o valor material e buscam apenas o bem próprio terão meu profundo desprezo, mas aquele que mesmo na dificuldade empunha um belo sorriso e guarda sentimentos e pensamentos puros, esse merece o eterno respeito e admiração.

3 comentários:

BRIAN disse...

REVOLTADO. HUAHUAHUA

♣ Giancarlo ♣ disse...

Não sou revoltado, sou realista!!!
hauhaua, flw mano!

tamys disse...

Gostei das palavras que você "juntou, durante muito tempo!". Foram fortes, realistas, e o mais importante, elas realmente fazem nós pararmos, e pensar, sobre o valor que depositamos no dinheiro, ás vezes maoires do que depositamosem nós mesmos.

Mas chega de te elogiar....rsrs
Apesar que você merece.

Postar um comentário

Deposite sua idéia aqui! :)