segunda-feira, 28 de março de 2011

Saudade

Vi uma vez em um dicionário que a palavra saudade significava recordação nostálgica e suave de pessoas e coisas distantes, ou de coisas passadas. Porém, o que o dicionário não sabia (que coisa mais irônica, não?) é que saudade não pode ser descrita. Cada pessoa sente a saudade de um jeito diferente e por isso é tão impossível de descrevê-la. É como o amor. Um gesto vale mais que mil palavras. A saudade funciona mais ou menos assim, só que ela é conseqüência do amor, ela vem junto com esse sentimento tão bonito. É a lembrança de que algo que você ama está longe de você. E para cada um de nós ela vem de um jeito. Pode vir mais forte, mais lenta, pode durar anos, como pode durar apenas um momento. Comigo aconteceu de todos os jeitos. Já veio muito forte, de um jeito que até lagrimas foram derramadas. Já veio rápida, por um simples momento eu percebi a falta de que alguém fazia na minha vida. Mas, agora, a saudade é outra. É uma lembrança gostosa, sem motivos para derramar lagrimas. Quem nunca sentiu falta de um namorado, ou namorada, que levante a mão, pois a saudade mais bonita de todas é de um amor inesquecível. Aquele frio na barriga só de pensar em cada beijo, cada abraço e cada eu te amo dito. Aquele amor de verão que durou poucas semanas e agora não tem mais replay. Um namorado de quatro meses que viaja e a cada ligação um dinheirão a se pagar na conta, porém nada disso importa, pois a saudade toma conta da gente e só o amor supera tudo no momento. O amor faz com que possamos agüentar esse vazio e esperar a volta da pessoa amada.
Existe a saudade familiar, de um filho que já não tem mais beijos de boa noite e abraços de boa viagem dos pais. De uma mãe que vê seu filho partir do nada e o vazio é a única lembrança que se tem dele. De um pai que agora tem de ir ao jogos de futebol sozinha porque seu filho está grandinho e tem de estudar para a faculdade. De uma esposa que todo dia agora tem de ir dormir sozinha pois seu marido volta tarde do trabalho. De um irmão que vê a irmã namorar e tem saudades do tempo que os dois viviam um para o outro.
A saudade, que por fim, eu boto aqui, é sim a pior de todas. Ela não é a lembrança de alguém que passou na sua vida e que na sua memória vai sempre estar ali. Ela é a saudade material. De algum objeto que você dava mais valor do que sua própria vida. Uma bolsa Prada, que demorou anos para juntar dinheiro e comprá-la e agora se vê na mão de um ladrão. Um relógio dado por uma namorada, que servia para se mostrar aos amigos e agora esta quebrada no chão. Aquela almofada, a única que te fazia dormir, e que foi dada a sua irmã pequena e agora você passa dias sem pregar o olho, imaginando os bons sonhos que você tinha com ela. Um carro bonito que você ganhou dos pais e que eles tiraram de você quando souberam das notas ruins na faculdade, e você tem de pegar ônibus pra ir estudar.
Se a saudade está te matando como está a mim, se tens um namorado longe, se tens uma mãe que não volta, ou um relógio quebrado, a melhor coisa é deixar a saudade entrar de vez. Pois como disse Clarice Lispector: “Saudade é um dos sentimentos mais urgentes que existem”.

2 comentários:

Jade disse...

Que lindo! Eu acho que saudade existe para mostrar o que realmente importa para nós, nem sempre se tem um replay. Mas nunca é tarde para viver tudo de novo de um modo diferente. Na maioria das vezes não são os momentos ou detalhes que ficam para sempre, mas sim aquela pessoa que fez seu mundo parar nem que por alguns instantes.

pessoas inexquesiveis

Ana Paula Bargas disse...

obrigada
concordo com vc muitas pessoas dizem que a pior coisa é sentir saudades e é mesmo(hehehe) mas ela serve para nós mostrar o quanto td que sentimos um dia saudade foi especial. Vida cada instante da vida, com saudade sem saudade, apenas viva.

Postar um comentário

Deposite sua idéia aqui! :)